quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Sequestro geológico de carbono

Tema complicado, que até agora não foi muito discutido, mas em breve, com certeza, gerará muita discussão.

Do que se trata?

O sequestro geológico de carbono é uma maneira de retirar CO2 da atmosfera e depositá-lo no subsolo, seja em campos de petróleo, aquíferos salinos ou em camadas de carvão.


Benefícios.

É uma forma de remover os gases causadores do efeito estufa da atmosfera, mantendo-os em locais que, teoricamente, não são prejudiciais a vida. Com a grande dificuldade encontrada, até então, pelas empresas e pela sociedade em geral para mitigar os gases de efeito estufa, esta, por ter relativa facilidade e gigantesca capacidade de estoque, apresenta-se como uma boa opção para redução de gases de efeito estufa na atmosfera, já que não exige mudanças de consumo, bem como de produção, mantendo assim o atual modo de vida dos seres humanos.


Riscos.

O maior risco, e também o maior motivo gerador de discussão sobre o tema, é a não garantia de que os gases estocados não sairão dos depósitos, voltando assim a camada de ozônio, bem como ainda não se conhecem todas as possíveis conseqüências desses gases estocados no subsolo.
Outro contra apontado por pesquisas é o grande consumo de energia para injetar esses gases no subsolo.



O sequestro geológico de carbono já é feito desde 1987 com outras intenções que não a mitigação de gases causadores do efeito estufa. Porém cerca de 10 anos atrás, os sequestros geológicos começaram a ser feitos com este intuito.
Como dito, será um tema que ainda gerará muitas discussões, devido aos altos riscos envolvidos e devido a sua utilização não incentivar as empresas e pessoas a mudarem seus padrões de produção e consumo, sería assim apenas uma medida paliativa.

Acredito que, infelizmente, devido ao lento caminhar da mitigação de gases causadores do efeito estufa, essa opção, apesar de ser muito arriscada e paliativa, terá de ser utilizada como ultima alternativa para continuação da vida humana na terra, porém seu uso terá de ser temporário, deveremos continuar buscando modos de produção e consumo sustentáveis, que verdadeiramente façam bem a todos, a vida humana e a natureza.

Um bom exemplo disto é a Petrobrás, que ao invés de buscar fontes sustentáveis de energia, esta investindo no pré-sal e no sequestro geológico de carbono.

(http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM1027637-7823-O+QUE+ESTA+SENDO+FEITO+PARA+COMPENSAR+AS+EMISSOES+DE+GASES+DE+COMBUSTIVEIS+FOSSEIS,00.html)



Links relacionados.

http://www.pucrs.br/cepac/?p=sequestro_carbono

http://www.agencia.fapesp.br/materia/10310/divulgacao-cientifica/carbono-sequestrado-no-subsolo.htm

http://super.abril.com.br/superarquivo/2007/conteudo_556026.shtml

http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM1027637-7823-O+QUE+ESTA+SENDO+FEITO+PARA+COMPENSAR+AS+EMISSOES+DE+GASES+DE+COMBUSTIVEIS+FOSSEIS,00.html

Nenhum comentário: