quinta-feira, 11 de novembro de 2010

A Mágica da persuasão

Ola pessoal, depois de um bom tempo sem postar ai vai um post que não tem muito haver com sustentabilidade empresarial, mas que, pessoalmente, acredito que será uma ótima leitura. São apenas alguns pontos (na verdade os subtítulos) de um livro muito legal que li algum tempo atrás. Só pelos subtítulos ja é possível de entender as dicas, dicas estas que são muito boas!

O livro se chama A Mágica da persuasão (Instant Persuasion) de Laurie Puhn, e conta através de histórias reais como agir em certas ocasiões para se chegar a um acordo com a outra parte.


1 – Bata com um sorriso
- referir-se apenas ao que alguém fez errado
- antes de criticar alguém, adoce a critica com um elogio sincero

2 – Seja fofoqueiro
- não espalhar os elogios que você ouve sobre alguém
- quando ouvir algo de bom sobre alguém que você conheça, espalhe a fofoca construtiva, contando o elogio a essa pessoa

3 – Queixe-se com impacto
- queixar-se de algo sem apresentar solução
- ao expor um problema, esteja preparado para propor uma solução

4 – Peça desculpas em duas partes
- dizer apenas “sinto muito”
- “sinto muito” por .... em seguida diga: “no futuro” complete com o que você fará para evitar o mesmo erro

5 – Não faça oferecimentos levianos
- oferecer-se para fazer algo que não pretende fazer
- não faça oferecimentos levianos (sempre espere que seu oferecimento seja aceito)

6 – Reconheça seus erros
- afirmar que você sabe alguma coisa, quando não esta absolutamente certo de que sabe
- não hesite em afirmar, quando for o caso, “não sei a resposta” ou “estou errado”

7 – Não assuma posições
- numa discussão, é mancada apoiar uma das partes por meio de criticas à outra parte
- mantenha neutralidade, demonstre solidariedade, mas não fale mal dos outros

8 – Encontre soluções factuais
- discutir sobre algo quando há fatos comprováveis para a solução da disputa
- em discussões pergunte-se: “estamos discutindo sobre fatos ou opiniões?” se for sobre fatos, apure-os e resolva a questão

9 – Não fale demais
- dar um conselho que não foi pedido
- de conselhos apenas quando: alguém lhe pedir ou você primeiro conseguir permissão, depois de perguntar “você quer meu conselho?”

10 – Cuidado com os elogios ofensivos
- fazer um elogio do tipo “antes e depois”
- antes de elogiar alguém, pergunte-se: “isso é uma comparação antes e depois?” se for, reduza o elogia a metade e expresse apenas o hoje

11- Enriqueça os elogios
- perder a oportunidade de elogiar alguém em publico por algo bem-feito

12 – Feche o acordo
- não elaborar os detalhes específicos de um acordo
- ao pedir a cooperação de alguém, diga: “eu gostaria de definir os detalhes do que faremos a partir desse ponto”. Então esclareça as suas expectativas e elabore um plano de ação especifico

13 – Deixe para depois
- criticar alguém em publico
- reserve suas criticas para as horas em que estiver sozinho com a pessoa

14 – Transforme as pessoas em parceiros
- dar ordens para que alguém faça algo
- para conseguir a cooperação de alguém, ofereça escolhas e faça perguntas como: “o que você acha que devemos fazer?” ou “você acha que conseguirá fazer isso?”

15 – Nunca deixe um email sem resposta
- não responder a um email porque o remetente não pediu resposta
- responda aos emails recebidos para que o remetente saiba que você os leu

16 – Mostre que você se importa
- quando uma pessoa lhe disser algo importante para ela, é mancada não acompanhar o assunto com urgência necessária
- quando uma pessoa lhe disser algo importante para ela, faça questão de acompanhar o assunto, mostrando interesse pelos resultados

17 – Dê uma resposta final
- presumir que não é necessário dar uma resposta final depois de deixar a situação pendente, por meio de expressões como “vou tentar”, “talvez”
- ao dizer para alguém “vou tentar”, você se obriga a retornar ao interlocutor com os resultados de sua “tentativa”

18 – Prepare seus argumentos
- iniciar uma conversa sem preparação, quando você pretende alguma coisa específica ou apenas quer convencer o interlocutor
- antes de tentar convencer alguém a dar-lhe algo ou a concordar com você, prepare uma lista de razoes para sustentar a sua reivindicação

19 – Saia do aperto
- concordar em fazer um favor para alguém de quem você gosta se esta não for realmente sua intenção
- quando alguém que você gosta lhe pedir um favor que você não queira fazer, diga “sinto muito, mas tenho uma norma pessoal sobre essas questões”...para não emprestar carro por exemplo

20 – Aceite as criticas
- ficar na defensiva e retaliar contra alguém que fez uma critica inesperada
- quando alguém lhe fizer uma critica inesperada, diga: “obrigado por sua opinião. Vou pensar nisso”

21 - Aguarde o sinal verde
- presumir que alguém esta pronto para lhe dar toda a atenção sempre que você tiver algo importante a dizer
- antes de começar uma conversa importante, pergunte: “o momento é oportuno?”

22 – Controle a raiva reprimida
- falar varias vezes com alguém sobre o seu problema com outra pessoa
- quando você esta com raiva de alguém e não se entende com essa pessoa, mas se queixa dela a alguém mais em três diferentes ocasiões, é hora de ir diretamente à fonte de sua raiva

23 – Cumpra suas promessas
- fazer um oferecimento e não cumpri-lo
- antes de fazer um oferecimento, pergunte-se: “estou certo de que posso levar adiante essa idéia?” não acene com algo ate estar certo de que pode cumprir a promessa

24 – Dê conforto nas horas difíceis
- quando alguém que for importante para você estiver doente ou de luto pela morte de um ente querido, é mancada não conversar com a pessoa sobre o assunto
- diga: ”você deve estar passando por um período muito difícil. Há algo que eu possa fazer?”

25 – Quem não chora não mama
- esperar que alguém lhe ofereça algo em que você esteja de olho
- quando você quiser algo, peça. As pessoas as vezes não sabem o que você quer, só você.

26 – Mereça os favores
- esperar que alguém lhe faça um favor se você não mantém um relacionamento consistente com essa pessoa
- não se esqueça de manter contato. Demonstre interesse pelas pessoas mesmo quando não precisar delas

27 – Discorde sem ser desagradável
- quando alguém expressa uma opinião, é mancada discordar automaticamente, sem nem mesmo considerá-la
- antes de discordar da opinião de alguém, pergunte: “porque você disse isso?” Ouça seus argumentos antes de discordar

28 – Seja um bom anfitrião
- achar que o papel do anfitrião termina quando chegam os convidados
- ao dar uma festa, promova a interação dos convidados, faça com que seus convidados se sintam importantes, não poupando esforços para apresentá-los uns aos outros e facilitar as conversas

29 – Não ceda à pressão
- ceder à pressão e dar uma resposta final antes de estar em condições de assumir compromissos
- a resposta mais adequada nessas ocasiões é: “deixa eu pensar um pouco”ou “volto a falar com você ...”

30 – Não conte a ninguém
- quando alguém lhe contar algo pessoal, é mancada concluir por conta própria que a informação é ou não confidencial
- pergunte antes: “essa informação é confidencial e deve focar apenas entre nós dois?”

31 – Convide com cuidado
- ao combinar alguma coisa com alguém, é mancada convidar outra pessoa sem antes falar com a primeira
- se você tiver planos com alguém, busque a aprovação dessa pessoa antes de convidar alguém mais para participar do programa

32 – Saiba ouvir
- transformar os diálogos em monólogos
- se você constatar que esta falando demais, reestabeleça o equilíbrio da conversa, fazendo uma pergunta ao interlocutor e ouvindo a resposta

33 – Diga o que você de fato pretende
- esperar que alguém adivinhe seus pensamentos
- quando alguém lhe fizer uma pergunta sobre algo que o atinja pessoalmente, pergunte-se: “estou preparado para dizer o que pretendo?”

34 – Evite criticas depois do fato consumado
- dar informações negativas sobre as escolhas de alguém depois do fato consumado
- se a escolha de alguém já for definitiva e irreversível, não lhe de informações negativas sobre o fato consumado. É melhor não dizer nada

35 – Pague com palavras
- ser frugal nas palavras de reconhecimento
- dinheiro não se compra com felicidade, mas as palavras tem esse dom. seja generoso com as palavras de reconhecimento


Grande Abraço,


Thiago Cagna

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