quinta-feira, 29 de julho de 2010

Água natural, pura e sustentável! Até a segunda página....

Neste post não darei nenhuma opinião apenas aconselho que vejam a reportagem abaixo que fala da grande evolução em prol da sustentabilidade feita pela Nestlé em sua linha de águas minerais que foi alcançada graças ao projeto desenvolvido pelo Walmart para incentivar seus fornecedores a desenvolverem produtos mais sustentáveis e em seguida assistam o filme sobre a história da água engarrafada e tirem suas próprias conclusões. É no mínimo intrigante!



Fonte da reportagem: www.ruscheleassociados.com.br


Pureza Vital: água natural, pura e sustentável


Uma linha de águas minerais em embalagem inovadora, que facilita a reciclagem, mais resistente e com menor consumo de matéria-prima. Esta é a solução da Nestlé para o Projeto End to End do Walmart.

A Nestlé participou do Projeto End to End com sua linha de águas minerais, que passou por um processo de redesenho de embalagens e melhoria nos processos.

No Brasil a Nestlé Waters fabrica as marcas São Lourenço e Petrópolis, e agora a marca mais vendida de águas minerais da Nestlé no mundo, a linha de águas Pureza Vital, lançada no Brasil em setembro de 2009 em substituição a marca Aquarel. O projeto contemplou toda a linha de águas, com foco nas embalagens PET e na linha Pureza Vital. Marcelo Marques, diretor técnico de Nestlé Waters afirma “Pureza Vital une uma água mineral de composição única, leve e equilibrada, com tecnologias avançadas de embalagem, que permitem utilizar menos material de embalagem e garantir a resistência das garrafas”. A nova embalagem também não leva pigmento. Caroline Levy, coordenadora do projeto na Nestlé afirma que “a ausência de pigmento facilita a reciclagem das garrafas e tampas, que chegam a ter um valor comercial de até 30% maior quando comparado ao material pigmentado, o que beneficia o meio ambiente e agrega valor na cadeia de pós-consumo”. Rafael Biselli, gerente de marketing de Nestlé Waters afirma que “toda a economia de custos decorrente da otimização dos processos foi repassada para o consumidor, e a tecnologia empregada neste projeto será utilizada nas demais embalagens PET da empresa”.

A Nestlé levou 12 meses para desenvolver o projeto, que envolveu diversas áreas da empresa e contou com a expertise do Centro de Pesquisa e Tecnologia de Águas da Nestlé Waters em Vittel, na França e apoio de seus fornecedores. Trabalhando de ponta-a-ponta, desde a preservação das fontes onde a água nasce até a educação dos consumidores e apoio a cooperativas de reciclagem.

Sustentabilidade na medida: Água Pureza Vital

A atuação da Nestlé Waters com o apoio do Cetea teve como base melhorias nos processos produtivos com foco na redução de massa nas embalagens primárias e secundárias com benefícios como redução na quantidade de material de embalagem e otimização no uso de água e energia nos processos produtivos.

Foram alcançados os seguintes resultados durante o projeto:

- Redução do consumo de material plástico utilizado nas garrafas de água sem gás sendo: 36% de redução na massa das tampas das garrafas; e 25% de redução nas garrafas de 300mL, 3% na redução das garrafas de 510 mL e 1,5 litros;

- Redução do consumo de material plástico utilizado nas garrafas de água com gás sendo: 25% de redução na massa das tampas das garrafas; 25% de redução nas garrafas de 300 mL; 22% de redução nas garrafas de 510 mL; e 19% na redução das garrafas de 1,5 litros;

- Garrafas de Pureza Vital e Petrópolis sem pigmento, facilitando a reciclagem e agregando valor na cadeia do pós-consumo;

- Eliminação de pigmentos das tampas, facilitando a reciclagem e agregando valor na cadeia do pós-consumo;

- Eliminação da tinta de impressão das tampas das garrafas da linha São Lourenço, facilitando a reciclagem e agregando valor na cadeia do pós-consumo;

- Redução no consumo de água: 26% em São Lourenço e 51% em Petrópolis;

- Redução de consumo de energia: 9% em São Lourenço;

- Redução do consumo de material de embalagem plástico shrink em 18%;

-Redução na massa de papelão utilizada na paletização em 25%;

-Redução no filme plástico (stretch filme) que envolve os paletes em 31%;

- Rótulo mais fácil de ser removido no pós-consumo;

- Uso do braile nas garrafas para que possam ser identificadas por consumidores com necessidades especiais

- Capacitação de 70 educadores da rede escolar de São Lourenço que multiplicaram conceitos de educação ambiental



Em seguida sugiro que assistam o filme sobre a história da água engarrafada e tirem suas próprias conclusões.



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